Este blogue tem como objectivo ser um complemento ao trabalho de área de projecto.
Decidimos trabalhar sobre este tema " Doenças raras ", pois suscita muita atenção por parte da população. Muitas vezes pela parte chocante deste assunto.
Vamos apresentar uma doença nova por cada semana, juntamente com uma imagem, um video e alguns sites para os que quiserem perceber mais sobre este tema.
Depois deste pequeno resumo sobre o nosso trabalho e sobre o blogue, apresentamo-nos: Mariana Ledo, Miguel Andrade, João Costa, Tiago Mota; 12ºD, escola de Santa Maria Maior - Viana do Castelo.



Dia das Doenças Raras - 28 de Fevereiro de 2011

Dia das Doencas Raras - 29 de Fevereiro

Este é um dia que só se vive de 4 em 4 anos, é raro, devido a este acontecimento é este o dia em que se celebra o dia das Doenças Raras. Contudo, todos os anos se celebra o dia das Doenças Raras, ou no dia 28 de Feveiro (como acontece este ano de 2011) ou no dia 1 de Março. A celebração deste dia é importante pois destina-se a sensibilizar de uma forma mais realçada para as doenças raras do público em geral. Apesar de raras, estas doenças afectam milhões de pessoas, na maioria de um modo genético, sendo esta a sua defenição - doenças raras são aquelas que afectam um número limitado de pessoas de entre a população total, definido como menos de uma em cada 2000. Por isso precisamos de conscientalizar a população para a celebração e colaboração nesta data, sendo este ano o tema, selecionado pela EURORDIS - Rare Diseases Europe, "As Doenças Raras e as Desigualdades na Saúde" celebrado no dia 28 de Fevereiro de 2011.

dia 28 de fevereiro de 2011

dia 28 de fevereiro de 2011
Caminhada de sensibilização das Doenças Raras no Brasil

segunda-feira, 21 de março de 2011

Síndrome de Wolf Parkinson White 

WPW é uma doença congênita. Ele também descreveu uma incidência familiar e é por vezes associada a outras anomalias congênitas como a doença de Ebstein, geralmente o coração é de outra maneira normal.
 É uma doença cardíaca rara, que está incluído dentro dos chamados síndromes pré-excitação e é caracterizada pela presença de arritmia cardíaca (batimentos cardíacos irregulares) e um registro de eletrocardiograma característico. Na área da cardiologia preexcitation chamado a situação em que a massa ventricular é ativada mais cedo do que seria esperado, em parte ou em sua totalidade.
Ocorre em aproximadamente 4 de 100 mil pessoas saudáveis ​​de qualquer idade, mas em geral pode ainda ser considerada uma doença rara, sua incidência nos países ocidentais tem aumentado devido à prática de eletrocardiograma de rotina.
Uma pessoa com síndrome de WPW pode ter:
  • Palpitações (sensação de palpitação)
  • Angina
  • Síncope
  • Ansiedade
  • Desmaio
  • Tonturas
  • Dificuldade em respirar
  • Dor no peito ou sensação de aperto
Síndrome de Asperger


A chamada síndrome de Asperger, transtorno de Asperger ou desordem de Asperger, é uma síndrome do espectro autista, diferenciando-se do autismo clássico por não comportar nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo.
Alguns sintomas desta síndrome são: dificuldade de interação social, falta de empatia, interpretação muito literal da linguagem, dificuldade com mudanças, perseveração em comportamentos estereotipados. No entanto, isso pode ser conciliado com desenvolvimento cognitivo normal ou alto.