Este blogue tem como objectivo ser um complemento ao trabalho de área de projecto.
Decidimos trabalhar sobre este tema " Doenças raras ", pois suscita muita atenção por parte da população. Muitas vezes pela parte chocante deste assunto.
Vamos apresentar uma doença nova por cada semana, juntamente com uma imagem, um video e alguns sites para os que quiserem perceber mais sobre este tema.
Depois deste pequeno resumo sobre o nosso trabalho e sobre o blogue, apresentamo-nos: Mariana Ledo, Miguel Andrade, João Costa, Tiago Mota; 12ºD, escola de Santa Maria Maior - Viana do Castelo.



Dia das Doenças Raras - 28 de Fevereiro de 2011

Dia das Doencas Raras - 29 de Fevereiro

Este é um dia que só se vive de 4 em 4 anos, é raro, devido a este acontecimento é este o dia em que se celebra o dia das Doenças Raras. Contudo, todos os anos se celebra o dia das Doenças Raras, ou no dia 28 de Feveiro (como acontece este ano de 2011) ou no dia 1 de Março. A celebração deste dia é importante pois destina-se a sensibilizar de uma forma mais realçada para as doenças raras do público em geral. Apesar de raras, estas doenças afectam milhões de pessoas, na maioria de um modo genético, sendo esta a sua defenição - doenças raras são aquelas que afectam um número limitado de pessoas de entre a população total, definido como menos de uma em cada 2000. Por isso precisamos de conscientalizar a população para a celebração e colaboração nesta data, sendo este ano o tema, selecionado pela EURORDIS - Rare Diseases Europe, "As Doenças Raras e as Desigualdades na Saúde" celebrado no dia 28 de Fevereiro de 2011.

dia 28 de fevereiro de 2011

dia 28 de fevereiro de 2011
Caminhada de sensibilização das Doenças Raras no Brasil

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Hoje publicamos mais noticias do que o normal, pelo facto de ser o Dia das Doenças Raras. Divulgamos noticias retiradas dos media para fazermos tambem uma avaliação critica sobre a divulgação deste tema por parte dos meios de comunicação.
O que foi publicado, foi retirado dos site da RTP, porém houveram mais noticias divulgadas na rádio, na internet, etc...
Pedimos que sigam o nosso exemplo e divulguem a existência deste dia que para nos é como tantos outros, mas para portadores de doenças raras é um dia especial.

Com cumprimentos , Tiago Silva, Miguel Andrade, João Costa, Mariana Ledo

"Anunciada criação de dois centros de referência para tratamento de doenças raras"


Na primeira Conferência Nacional de Doenças Raras que está a decorrer em Lisboa, o diretor-geral da Saúde, Francisco George, anunciou a criação de dois centros de referência para facilitar o tratamento dos doentes com estas patologias. A presidente da Raríssimas – Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras, Paula Brito e Costa, ficou pouco entusiasmada com este anúncio, até porque não gostou que a ministra da Saúde, Ana Jorge, tivesse faltado a esta conferência e tivesse mandado Francisco George no seu lugar. A jornalista Maria de São José revela mais pormenores.

Fonte: http://tv1.rtp.pt/noticias/?article=419161&&headline=46&visual=9&tm=2
"ASPORI lança livro "A história da menina peixe" que relata vida de doente com ictiose"

A Associação Portuguesa de Portadores de Ictiose -- ASPORI assinala sábado, em Matosinhos, o Dia Europeu das Doenças Raras, com o lançamento do livro "Vera Uma Vez -- A História da Menina Peixe".

A ictiose, um dos distúrbios cutâneos hereditários mais comuns, caracterizada por pele seca e escamosa, é considerada uma doença dermatológica congénita causada por uma anomalia no processo de regeneração da pele, pelos e unhas.

"Normalmente a manifestação ocorre de forma mais grave nas pernas, mas também pode atacar os braços, as mãos e o tronco. Atualmente não existe cura, apenas tratamento", explicou Vera Beleza, a presidente da ASPORI e autora do livro.

Fonte: http://tv1.rtp.pt/noticias/?article=419481&visual=3&layout=10;&tm=2

"Ministra diz que é preciso responder às necessidades dos doentes e não da indústria farmacêutica"

A ministra da Saúde pronunciou-se esta tarde, no Porto, sobre os medicamentos órfãos, dizendo que importa "responder àquilo que são as necessidades dos doentes e não às necessidades da indústria farmacêutica".

Ana Jorge acrescentou que é preciso também "ter a evidência clínica de que o uso destes medicamentos poderá ser benéfico para os doentes".
Os medicamentos órfãos destinam-se à prevenção, diagnóstico ou tratamento de doenças muito graves ou que constituem um risco para a vida e que são raras.

Fonte : http://tv1.rtp.pt/noticias/?article=419842&visual=3&layout=10;&tm=2

"Portal divulga informação sobre Epidermólise Bolhosa a partir de segunda-feira"


 A Associação Portuguesa de Epidermólise Bolhosa (DEBRA) e a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto disponibilizam a partir de segunda-feira, dia internacional das Doenças Raras, uma página na internet (http://www.debra.pt/) com informação para doentes e familiares. 

A epidermólise bolhosa é uma doença genética rara, altamente incapacitante, deformativa e dolorosa, caracterizada pelo aparecimento de bolhas e lesões na pele e nas membranas mucosas ao mínimo contacto ou fricção. A sua severidade varia entre o leve e o letal.

Segundo a presidente da DEBRA Portugal e investigadora na FMUP, Carla Sá Couto, o objetivo da criação deste `site` é divulgar e informar sobre a doença, alertar pacientes que a tenham não diagnosticada e sensibilizar os profissionais de saúde para esta patologia genética rara.

 Fonte http://tv1.rtp.pt/noticias/?article=419471&visual=3&layout=10;&tm=2